Estamos selecionando um pós-doutorando para trabalhar com o tratamento de dados experimentais obtidos pelo LEC-UFMG no desenvolvimento do Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática (PMBA).
O PMBA tem como principal objetivo acompanhar a recuperação da bacia do rio Doce e das zonas costeiras e estuarinas adjacentes ao longo do tempo. Dentro deste programa, o LEC-UFMG é responsável pelo Tema Qualidade de Água e Sedimentos, conduzindo os preparos e análises das amostras coletadas na porção capixaba da Bacia do Rio Doce.
No LEC-UFMG, são monitorados diversos constituintes inorgânicos, incluindo ferro, alumínio, chumbo e mercúrio, bem como orgânicos, como pesticidas, Bifenilas Policloradas (PCB’s), fenóis e Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPA’s), todos diretamente relacionados com atividades humanas agrícolas, industriais e de urbanização na bacia do Rio Doce.
O acompanhamento dos dados referentes aos níveis desses elementos, ao longo da bacia e do tempo, permite realizar estudos sobre a origem e a trajetória de diversos contaminantes, correlacionando-os com os possíveis impactos causados pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana.
Venha fazer parte da nossa equipe e contribuir para a recuperação ambiental da bacia do Rio Doce!
Enviar currículo até o dia 19/07/2024 para o e-mail recrutamentolec.ufmg@gmail.com.